fbpx

Como não reprovar no exame médico da PM

5 dicas para ser aprovado no exame médico do concurso público da PM

exame medico concurso público PM

O exame médico do concurso PM é uma fase de caráter eliminatório, a avaliação médica será realizada pelo centro médico da Polícia Militar, é importante destacar que o candidato será avaliado na fase médica, após a sua aprovação no teste de aptidão física.

Destaco esse ponto porque, todo candidato que consegue os 201 pontos que é o mínimo para aprovação do taf, certamente ele já possui uma condição física, e em contrapartida, uma pessoa com restrições de saúde, certamente não alcançaria essa pontuação, então aprovação no taf já é um indício de plena regularidade na sua saúde.

O anexo ”E” do edital traz diversas patologias que comprovam que o candidato será considerado como inapto, na fase do exame médico.

Então aconselho o candidato a abrir o edital no anexo “E” , e verifica se você candidato não tem nenhuma das características apontadas no anexo “E” para realizar a avaliação.

É importante destacar que, se caso o candidato identificar que tem algum dos sintomas previstos no anexo, não deixe de fazer a avaliação no dia determinado. Compareça normalmente e fique calmo.

Veja as principais dúvidas que envolve o exame médico e sua avaliação apresentadas pelos candidatos:

índice de massa corpórea (IMC): O edital prevê que será considerado apto o candidato que tiver entre 18 e 25.

Candidatos  acima do IMC: O edital prevê uma regra específica para aqueles candidatos com hipertrofia, eles serão analisados de forma individual pela banca examinadora, pois candidatos com uma estatura de 1,90 por exemplo, teria uma pesagem maior , nessa circunstâncias ainda que ele esteja acima dos 25 de IMC ele certamente será aprovado.

Mas para aqueles que estiverem acima dos 25 de IMC, e não apresentarem um quadro de hipertrofia, certamente não será aprovado na fase do exame médico.

Trajes para a avaliação:  Os candidatos do sexo masculino farão a avaliação médica de sunga e as candidatas femininas de biquíni.

No momento da avaliação médica: mantenha sempre a postura, deixe o médico analisar se você tem condições de saúde ou não, não se antecipe.

Quando perguntarem para todos quem tem cicatriz, não levante a mão, deixe o médico te avaliar.

É importante ressaltar que, a cicatriz é uma das principais questões de reprovação.

Laudo Médico: O edital prevê que o candidato que tiver cicatrizes, ferimentos ou queimaduras, ele deverá apresentar um laudo médico no dia da avaliação para demonstrar

que não tem nenhum tipo de limitação funcional para o cargo.


Dicas para o Laudo Médico: Nos bastidores do concurso, todo candidato que é avaliado na fase do exame médico e levou um laudo no dia do exame médico, esse candidato saiu da avaliação como reprovado

É importante observar que existem diversos candidatos competindo pela mesma vaga, vamos imaginar que tenha 4 candidatos, 1 com cicatriz e os outros 3 não, certamente o que apresenta cicatriz pelo corpo será reprovado. É uma eliminação implícita que não está divulgado, escrito no edital e que ninguém argumenta.

Caso o candidato tenha algum tipo de cicatriz, o médico avaliador vai agendar um dia de retorno como prevê o edital, e no dia do retorno o candidato deve levar o laudo médico comprovando que não tem nenhum tipo de impedimento para o cargo público.

Oftalmológico: É importante destacar que o edital prevê a correção de 1.5 como máximo, então o candidato que tiver dentro dessa condição, tranquilamente será aprovado.

Para os candidatos que estiverem acima da correção de 1.5, esse candidato poderá ser reprovado.

Como recomendação para este candidato que está acima da correção, o candidato pode fazer um óculos de 1.5 e seguir para a avaliação, se for aprovado, isso não será considerado como burla do concurso.

Já alguns candidatos que possuem um grau muito alto, e já possuem idade para a realização da cirurgia corretiva, é um procedimento cirúrgico simples, é importante que o candidato procure um médico e verifique.

Principais motivos de reprovação no exame médico:

  • Cicatriz cirúrgicas ou acidentais;

  • Mordidas cruzada, aberta, profunda ou prognatismo;

  • Desvio de SEPTO;

  • Pé plano;

  • Joanete;

  • Tatuagens.


Destacando que de primeiro momento a avaliação será feita do ponto de vista ocular, o candidato que sair reprovado, tenha calma, procure um clínico geral de sua confiança, e faça um laudo atestando se você candidato tem restrições a atividade física militar.

Caso não seja apresentado nenhum tipo de restrição, recomendo que o candidato procure um advogado especialista em concurso público e ingresse com uma ação anulatória no recurso administrativo, buscando anular o ato da sua reprovação, nesse processo o candidato conseguirá pedir uma decisão de urgência com base no laudo, retornando para a fase do psicológico.

Outras doenças que reprovam no concurso público PM:

Veja algumas doenças que reprovam no concurso:

  • Desvio de septo nasal;

  • Dificuldades na fala como gagueira;

  • Deformidades na caixa torácica;

  • Problemas de mastigação;

  • Doenças respiratórias.

  • Tumores


Conclusão:

É fundamental que o candidato fique atento ao edital para maior conhecimento do concurso, lá vai estar toda a lista de doenças que podem prejudicar o candidato no seu cargo de servidor público.

O candidato reprovado nesta etapa do exame médico do concurso público da Polícia Militar, mantenha a calma, não se desespere! Procure um advogado especializado em concursos públicos para que ele analise seu caso e possa te ajudar a lutar pelo seu sonho.

Para complementar o conteúdo dessa leitura, o escritório de advocacia IAS tem um vídeo dando dicas de como não reprovar no exame médico.

Compartilhe essa postagem

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Pellentesque id velit ut ligula maximus gravida venenatis in turpis. In eu lacinia libero. Aenean nec aliquet dui. Sed tristique convallis sapien, semper porttitor mauris scelerisque et. 

NEWSLETTER

Deixe seu e-mail abaixo para se inscrever em nossa Newsletter e sempre se manter atualizado!

Exame psicologico

Como encontrar a IAS Advocacia nas Redes Sociais? Basta clicar nos Links abaixo:

Nosso Escritório

A IAS Advocacia sempre priorizará a advocacia especializada, visando sempre entregar aos nossos clientes uma adequada prestação de serviços jurídicos e administrativos, com excelência de mercado e absoluta transparência.

Copyright © IAS Advocacia 2016. Todos os Direitos Reservados.

Atuações

Nosso Escritório

A IAS Advocacia sempre priorizará a advocacia especializada, visando sempre entregar aos nossos clientes uma adequada prestação de serviços jurídicos e administrativos, com excelência de mercado e absoluta transparência.

Como encontrar a IAS Advocacia nas Redes Sociais? Basta clicar nos Links abaixo:

Copyright © IAS Advocacia 2016. Todos os Direitos Reservados.