Primeiramente vamos entender como funciona o exame psicológico e por que ele é aplicado nos concursos públicos, principalmente nos concursos da PM.
O concurso público é bem concorrido, ainda mais quando falando do concurso da PM, muitos candidatos, poucas vagas, pode bater aquele sentimento de injustiça caso venha ser reprovado.
O exame psicológico é a quarta etapa deste processo seletivo, é uma fase muito importante e com vários detalhes a se atentar.
A fase escrita: avaliar os conhecimentos básicos do candidato;
A etapa do TAF: avalia a aptidão física do candidato, pois um policial precisa ter um resistência física boa, o cargo exige muito do corpo de um policial;
A etapa do exame médico: avalia a saúde do candidato no aspecto geral;
O exame psicológico, avalia o controle e descontrole emocional de um candidato, pois nos serviços militares é muito importante ter um mental forte;
Nessa etapa do concurso o candidato é submetido a alguns testes como palográfico e raciocínio lógico, cada teste avalia o candidato de uma forma.
Palográfico: O objetivo do teste é medir o nível de extroversão, foco e equilíbrio emocional do candidato.
Raciocínio lógico: tem o objetivo de avaliar como o candidato se sai na resolução de problemas, interpretação de texto, planejamento de ações estratégicas e tomada de decisões em um espaço reduzido de tempo.
Além disso, o candidato passa por um tipo de entrevista, onde ele conversa com um psicólogo avaliador.
No exame psicológico existe os contra perfis que um Policial Militar não pode ter, o candidato que apresentar algum desses contra perfis será reprovado.
Esses contra perfis são:
Descontrole emocional - Exploração do potencial emocional em relação a comportamentos racionais e comprometedores por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
Sinais fóbicos - Presença de sinais de medo patológico ou irracional, dificuldades em manter o autocontrole;
Falta de domínio psicomotor - Falta de aptidões motoras devido ao fato de o corpo se mover de forma eficiente respondendo rapidamente às necessidades mentais e/ou emocionais.
Além disso, o candidato precisa ter também o perfil para soldado da Polícia Militar sendo eles:
Moderadamente flexível - não há força intrínseca no comportamento
não compromete seu comportamento para funcionar bem.
Disposição para o trabalho - capaz de suportar exposição prolongada a estressores sem permitir que causem danos físicos ou mentais, capaz de manter o nível de energia interna que o indivíduo necessita para interagir com o ambiente
Habilidade de liderança - A capacidade de combinar os pontos fortes de uma comunidade, usar a criatividade e a iniciativa sem abrir mão da autocrítica que equilibra a ação
Relacionamento Interpessoal Adequado - Um nível adequado de relacionamento humano, haja conflito ou não. Isso ajuda você a aperceber-se do comportamento de outras pessoas da mesma forma que você pode se comunicar adequadamente.
Inteligência - o grau de inteligência geral dentro da faixa mediana padronizada da análise, aliada à incorporação de novos conhecimentos e à reestruturação de conceitos já formados, com possibilidade de memorização, para o correto controle de seu comportamento;
Fluência Verbal - A capacitância de usar termos linguísticos ao expressar ideias por meio de um discurso claro e eficaz. expressão facial eficiência da comunicação
Resiliência - O potencial para superar decepções e contratempos. Aproveite o aprendizado experiencial para melhorar suas atividades e torná-las mais eficazes.
Não apresentar algum desses itens, pode causar reprovação do candidato.
Muitos candidatos têm essa dúvida de quando recorrer, quando acionar o poder judiciário, pois essa fase do concurso é subjetiva e cheia de detalhes.
Mas traremos informações do que fazer em caso de reprovação.
Caso o candidato sinta que sua avaliação psicológica foi feita de forma injusta, ele pode procurar um psicólogo particular, e pedir um laudo psicológico atestando sua capacidade para exercer o cargo.
Foi reprovado no exame psicológico? Não se desespere, ainda existem chances de voltar para o concurso e passar nessa etapa como candidato aprovado!
Candidatos reprovados no exame psicológico podem entrar com uma ação judicial com a ajuda de um advogado especialista.
Somente um profissional especializado pode ajudar nesse processo.
Pellentesque id velit ut ligula maximus gravida venenatis in turpis. In eu lacinia libero. Aenean nec aliquet dui. Sed tristique convallis sapien, semper porttitor mauris scelerisque et.
Deixe seu e-mail abaixo para se inscrever em nossa Newsletter e sempre se manter atualizado!
A IAS Advocacia sempre priorizará a advocacia especializada, visando sempre entregar aos nossos clientes uma adequada prestação de serviços jurídicos e administrativos, com excelência de mercado e absoluta transparência.
A IAS Advocacia sempre priorizará a advocacia especializada, visando sempre entregar aos nossos clientes uma adequada prestação de serviços jurídicos e administrativos, com excelência de mercado e absoluta transparência.