Em primeiro lugar, a fase do exame médico ou fase do exame de saúde como vem sendo chamada atualmente, é uma fase que pode te eliminar, ou seja, é uma fase em que o Centro Médico da Polícia Militar pode te reprovar no concurso.
É importante destacar que o candidato só será avaliado na fase médica após a sua aprovação no exame psicológico (etapa realizada após aprovação no teste de aptidão física).
Lembramos deste ponto, pois todo candidato que consegue os 201 pontos, que é o mínimo para aprovação no EAF (Exame de Aptidão Física), certamente já possui um condicionamento físico bom, por outro lado uma pessoa com restrições de saúde, não conseguiria alcançar essa pontuação e seria reprovado, logo, a aprovação no teste físico já é um indício de plena regularidade na sua saúde de estar aqui.
O Anexo E do Edital pode ser um grande aliado nessa etapa
O “Anexo E” do edital traz diversas patologias que comprovam diversos critérios em que o candidato será considerado inapto, ou seja, reprovado na fase do exame médico. Então antes de realizar essa etapa, recomendamos que você pegue o edital, abra o “Anexo E” , dê uma olhadinha e verifique se você não tem nenhuma das características médicas apontadas para realizar a avaliação.
É importante destacar que se caso você pegue um anexo e por acaso venha a identificar que você tem algum dos sintomas previstos no edital, você não deve deixar de fazer avaliação médica no dia determinado.
O recomendado é que você compareça normalmente à avaliação, porém não seja "ansioso ou precipitado", afinal, muitos candidatos são reprovados por esse motivo, transpareça tranquilidade.
Vamos entregar para você nesse conteúdo as principais dúvidas que envolvem o exame médico e a sua avaliação.
Muitos candidatos chegam até nós com a seguinte dúvida: tenho 25 de Índice de Massa Corpórea (IMC), vou ser reprovado no exame de saúde do concurso da Polícia Militar?
O edital prevê que será considerado apto o candidato que tiver entre 18 e 25, ou seja, quem tiver com IMC 17, considerado "magrelinho" deverá se esforçar um pouquinho mais para alcançar o peso, porém nunca tivemos o conhecimento de um candidato que estava abaixo do 18 de IMC e foi reprovado no exame de saúde.
Porém, para aqueles candidatos que estão acima dos 25 de Índice de Massa Corporal, próximo ao número 26, entre os números 25 a 30, existe uma regra específica destinada aqueles candidatos que fazem hipertrofia e musculação, ou seja, aqueles candidatos "bombados" serão analisados de forma individual pela banca, pois é interessante para a corporação ter um Policial Militar de perfil físico "forte".
É preciso lembrar também que muitas das vezes com um metro e noventa de altura, o candidato certamente vai ter um peso muito maior, pelo seu porte físico e estatura, afinal é muito difícil uma pessoa nessa altura ser muito magra, pois geralmente possui uma estrutura mais forte. Nessa circunstância, ainda que esse candidato esteja acima dos 25 de IMC, há uma grande chance dele ser aprovado.
Por outro lado, aquele candidato que tiver aquela barriguinha de chopp, aquele candidato que tiver "gordinho", é necessário que tenha cuidado, treine para o TAF e se dedique ao máximo, tente emagrecer, o candidato deverá tentar entrar dentro do IMC, porque o candidato que tiver acima dos 25 e não for na condição de hipertrofia não será aprovado na fase do exame de saúde.
Muitos candidatos negligenciam a saúde no concurso achando que a única fase que importa é a prova escrita, onde muitos acabam se prejudicando e nem ingressando na academia de Polícia.
Importante destacar que até a data de hoje, não conhecemos ainda candidatos que foram reprovados pelo IMC, que buscaram auxílio do Poder Judiciário, ou seja, entraram com um processo buscando o retorno ao concurso público.
Os candidatos do sexo masculino normalmente farão sua avaliação médica de sunga e as candidatas do sexo feminino de biquíni.
É importante observar os candidatos, tanto do sexo masculino quanto do feminino o fato de que, você está em uma sala com mais de 20 candidatos, em uma situação não muito confortável, todos com trajes e tudo mais.
Você, candidato, vai estar na postura de avaliação, prevendo que o médico avaliador analise se você tem condição de saúde ou não para ser aprovado e a grande e mais básica dica para isso é deixe o Médico fazer o trabalho dele e te avaliar, NÃO se antecipe, não chegue ao ponto de levantar a mão dizendo que tem cicatriz ou algo do tipo.
Por exemplo: às vezes, você tem uma cicatriz no antebraço, uma cicatriz tão pequena, que chega a ser quase imperceptível, uma que você adquiriu quando era "moleque", a famosa por se enroscar em um arame farpado. Nesse momento você vai levantar a sua mão e gritar "eu tenho cicatriz"? Óbvio que não.
Devemos observar o seguinte: a cicatriz é uma das principais questões de reprovação? Sim, porém no momento em que o avaliador perguntar "alguém tem cicatriz?", todos aqueles que tiverem levantado a mão, provavelmente serão reprovados.
Mas, o que eu faço se caso o avaliador chegar até mim e verificar se eu tenho uma cicatriz e me questionar o motivo de não ter levantado a mão? Nesse momento o indicado é que fale a verdade, "senhor sargento/capitão essa cicatriz foi de um ocorrido que eu tive quando era criança. Eu caí e eu me ralei ou me machuquei"
Lembrando que isso também serve para queimaduras e ferimentos, mas atenção, o edital prevê que o candidato que tiver cicatriz, ferimentos ou queimaduras ele deverá apresentar um laudo médico no dia da avaliação.
Bom, vamos aos bastidores do concurso. Todo candidato que é avaliado na fase de exame médico, que é do nosso conhecimento, que já levou um exame ou um laudo médico no dia do exame, saiu da avaliação médica como reprovado.
É importante observar que existem diversos candidatos concorrendo por uma mesma vaga, imagine que no mesmo momento quatro candidatos estão sendo avaliados e um deles têm cicatriz e os outros três não, certamente o candidato que tem cicatriz vai ser reprovado pelo clínico geral ou o médico do dia.
É uma eliminação implícita que não está divulgada, que não está sendo falada, que não está escrita no edital, que ninguém argumenta e que ninguém comenta. Estamos aqui justamente para isso, para trazer para você essas peculiaridades.
Então você só vai apresentar qualquer tipo de laudo médico quando o avaliador ou o médico, no dia do seu exame, analisar a sua situação e te perguntar se essa cicatriz é cirúrgica? Se caso você não tiver nenhuma restrição médica, eles irão querer agendar um dia de retorno conforme prevê o edital e no dia do retorno o candidato deverá levar o laudo.
Logo, você não irá levar o laudo na primeira avaliação, pelo fato de que você vai ser reprovado no exame médico e obviamente, tudo o que você não quer diante de um concurso tão longo é ser reprovado no exame médico.
Caso você tenha feito tudo o que é possível, mas infelizmente o pior aconteceu, conte com uma equipe de advogados especialistas em concursos públicos.
Pellentesque id velit ut ligula maximus gravida venenatis in turpis. In eu lacinia libero. Aenean nec aliquet dui. Sed tristique convallis sapien, semper porttitor mauris scelerisque et.
Deixe seu e-mail abaixo para se inscrever em nossa Newsletter e sempre se manter atualizado!
A IAS Advocacia sempre priorizará a advocacia especializada, visando sempre entregar aos nossos clientes uma adequada prestação de serviços jurídicos e administrativos, com excelência de mercado e absoluta transparência.
A IAS Advocacia sempre priorizará a advocacia especializada, visando sempre entregar aos nossos clientes uma adequada prestação de serviços jurídicos e administrativos, com excelência de mercado e absoluta transparência.